logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Escolas com ensino fundamental realizam integração de futuros alunos

Compartilhar:

Por volta dos seis anos de idade, as crianças deixam o Centro de Educação Infantil e migram para uma escola de ensino fundamental. E essa transição, na maioria das vezes, causa impactos que levam um tempo para ser assimilados pelo aluno. Na busca de minimizar esse efeito, a escola Augusta Bacis, do bairro Cristo Rei, em Içara, realizou nessa quinta-feira uma integração com os pequeninos do CEI Pequeno Mundo, da mesma comunidade.

“O ingresso para o ensino fundamental é uma transição importante para a vida de uma criança e queremos torná-la especial para os nossos novos alunos do primeiro ano. Por isso este momento, enquanto eles ainda estão na educação infantil, para que eles possam ver toda a estrutura, conhecer onde estarão estudando a partir do próximo ano”, comenta a diretora da escola, Mônica Zanivan.

O evento teve contação de histórias e apresentações realizadas pelos próprios alunos anfitriões, além de lanche. As crianças também conheceram a estrutura que deverá ser frequentada por elas a partir do próximo ano. “Nossa escola está preparada para atender a esses estudantes”, destaca Mônica.

Conforme a educadora Rosemari Barbosa, em sua turma 24 alunos finalizarão a educação infantil neste ano. “É bom que eles tenham este conhecimento do espaço que eles devem integrar a partir do próximo ano. Mas, além disso, eles têm noção que essa mudança não causa tanta diferença na forma do ensino, pois eles não deixam de ser crianças”, observa.

Este mesmo tipo de integração já foi realizada na Escola Dimer Pizzetti, do bairro Liri. Devido ao resultado positivo no último ano, a ideia é repetir na próxima semana. “Quando essas crianças vierem para realmente estudar, elas já terão o conhecimento de como é a escola, além de já terem visto alguns dos futuros amiguinhos”, reforça a diretora, Sônia Laureano.