Canal Içara


17 de dezembro de 2017 - 10:08
Cotidiano »
Estamos todos na Nuvem (tecnológica)
27/07/2017 às 12:00 | Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
A imagem é bem explicativa, mas é possível facilitar ainda mais o conceito de computação em nuvem suportado por supercomputadores. A Nuvem é onde você guarda as informações sem precisar usar a memória do computador local, notebook ou smartphone e ainda pode acessá-la de qualquer lugar desde que tenha conexão com a Internet para fazer download (baixar) e upload (envio) dos arquivos como forma de backup (cópia de segurança) ou para não ocupar a memória do aparelho.

Exemplos: entre os serviços que funcionam na Nuvem há o Google Drive, Google Fotos, Icloud, OneDrive entre outros. Provavelmente você utiliza a Nuvem e nem sabia.

A Nuvem é a cópia de segurança para os arquivos. É um serviço de baixo custo e que pode atender milhões de usuário ao mesmo tempo, pois, ao invés da empresa fornecedora comprar 1000 servidores em um país e 1000 servidores em outro, eles podem comprar apenas 500 para cada e quando num país for dia (demanda maior) e outro for noite (demanda menor), tráfego é transferido entre os servidores, economizando tempo e dinheiro. Nós que utilizamos o serviço nem percebemos que estamos conectados em supercomputadores nos Estados Unidos ou na Europa.
*Wallison Floriano é graduado em Sistema de Informação e principal colaborador no programa de Experts em produtos Google.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas