logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Estudante medalhista é selecionado em programa de talentos da FGV

Kauan Mariani Ferreira receberá bolsa de estudos e auxílio para graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial no Rio de Janeiro

Compartilhar:

Identificar jovens talentos e incentivá-los a seguirem carreiras científicas e tecnológicas é um dos objetivos das olimpíadas de conhecimento voltadas a estudantes de ensino médio. No caso de Kauan Mariani Ferreira, formado no curso técnico em Química do Campus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foi uma plataforma para um grande salto.

Kauan foi selecionado em um programa de talentos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. O jovem içarense de 17 anos receberá bolsa de estudos e auxílio para morar no Rio e cursar a graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. As aulas começam no dia 13 de fevereiro, uma segunda-feira, logo após o fim de semana da formatura no IFSC. E tudo começou devido ao destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Por meio do programa “Seleção de Talentos”, do Centro para o Desenvolvimento de Matemática e Ciências (CMDC), a FGV convida estudantes que se destacam em escolas públicas de todo o país para prestarem o vestibular da instituição. E não foi pouco destaque. São tantas medalhas que Kauan organizou até uma planilha para não se perder nas informações. Segundo o levantamento feito por ele mesmo, nos três anos em que fez o ensino médio técnico no IFSC foram nove medalhas de ouro, quatro de prata, três de bronze e uma menção honrosa nas olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Astronomia e Astronáutica (OBA), Investimentos (OBInvest), Ciências (ONC), Física das Escolas Públicas (OBFEP), Química (OBQ), Física (OBF) e Matemática dos Institutos Federais (OMIF).

Medalhista de ouro da OBMEP em 2021, Kauan recebeu o convite e, como é um apaixonado pela Matemática e interessado na área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, decidiu se inscrever no vestibular. “Eles perguntavam se teríamos interesse em fazer o vestibular da FGV. Então aceitei e me inscrevi. Além disso, eles também ofereciam uma preparação específica para o vestibular, como se fosse um cursinho preparatório, mas como o IFSC estava puxado, acabei não utilizando”, conta Kauan, que conseguiu ser aprovado em quinto lugar no vestibular.

O curso tem duração de oito semestres e trabalha competências em Matemática aplicada à ciência de dados, programação, análise e gestão de dados, estatística e outras temáticas. Kauan receberá uma bolsa de estudo para custear 100% do curso e também um auxílio para morar no Rio de Janeiro, em um hotel conveniado com a FGV.

"Acredito que vai ser uma carreira muito promissora, pois atualmente o mundo é baseado em programação e algoritmos. A sociedade produz um volume gigantesco de dados. Além disso, inteligências artificiais vêm tomando espaço com as suas popularizações e alguém que consiga entender todo o processo por trás disso vai se diferenciar no futuro. Acho muito legal trabalhar com o mercado financeiro, mas ainda não tenho uma área certa para trabalhar", relata Kauan.

Professor de Matemática e um dos articuladores da participação dos estudantes do Câmpus Criciúma na OBMEP, Bazilício Andrade Filho esteve em sala de aula com Kauan em 2021 e 2022, dois últimos anos de formação do estudante. “Ele sempre se mostrou ser um aluno participativo, disciplinado e assíduo, mesmo durante as aulas remotas. Em Matemática, ele tem um excelente raciocínio lógico, fundamental nessa disciplina. Além disso, sempre mostrou ter autonomia para traçar uma rotina própria nos estudos, o que fica claro nos resultados que ele obteve em diferentes olimpíadas”, diz o professor.