logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Estudantes prontos para enfrentar o Enem

Compartilhar:

Finais de semana geralmente são de salas de aula vazias. Porém, isso não acontecerá neste sábado e domingo. Pelo menos nas escolas Antônio Colonetti, no bairro Jaqueline, Augusta Scotti Bacis, do bairro Cristo Rei, e Salete Scotti dos Santos, no Centro. Isso porque essas unidades serão palco da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma prova utilizada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e também tem a influencia para a chegada de alunos ao Ensino Superior.

É por meio da nota obtida no Enem, que são definidas vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que são definidas a distribuição de bolsas, integral e parcial, em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos, ou então para a obtenção de financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Alisson Fernandes, estudante da terceira série do Ensino Médio da Escola Antônio Guglielmi Sobrinho, em Vila Nova, e irá realizar as provas no Salete Scotti dos Santos. “Não estudei uma matéria específica, mas sim tudo. Além disso, procurei observar bastante os comentários dos professores que dão dicas essenciais”, comenta ele que busca uma bola integral ou 50% do valor para cursar educação física.

Mas, não vão às salas de aula somente pessoas interessadas em já ingressar o Ensino Superior, outros candidatos, irão participar com o desejo de adquirir experiência para quando forem realmente realizar a prova. Como no caso de Bruno Isoppo, de 16 anos, que pretende levar o concurso mais a sério no ano que vem. “Assim terei mais conhecimento de como é”, acredita o estudante da segunda série do Ensino Médio do Colégio Cristo Rei. Mas assim mesmo, conta que se preparou. “Dei uma revisada nos conteúdos que geralmente caem, para já tentar ter uma boa nota, e me dediquei em disciplinas específicas como matemática e química”, disse ele.

Para a assessora de direção da escola Melchíades Bonifácio Espíndola, do Balneário Rincão, Edna da Silva de Freitas, o momento de estudar já foi, agora o candidato precisa manter a calma e a tranquilidade no momento da prova, concentrando toda atenção para ela, para conseguir ter o melhor desempenho possível. Segundo ela, durante esses últimos dias os professores conversaram com os estudantes e houve toda uma recomendação, principalmente para que agilizem a situação do transporte, como no caso daqueles que vão de ônibus, para que saibam qual o horário terá que sair de casa. “ É importante que todos cheguem na escola com antecedência, não deixando para perto do momento em que os portões serão fechados”, recomenda.

Igualmente ao que já vêm acontecendo em anos anteriores, as provas do Enem acontecem durante dois dias. No sábado, serão disponibilizados 4h30min para que os participantes respondam a 45 questões objetivas de ciências humanas e a outras 45 de ciências da natureza. Já no domingo, haverá uma hora a mais, sendo novamente 90 questões, divididas conhecimentos de Linguagem e Matemática, mas além das objetivas, será necessária a construção de uma redação. Nas duas datas, os portões das unidades escolares serão abertas às 12 horas e fechados, impetravelmente, às 13 horas (horário de Brasília).

Para entrar na sala, o concorrente precisa apresentar um documento de identificação original com foto. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) são aceitos carteira de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006; e Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.

Para poder realizar a prova, é necessário que o participante tenha em mãos uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricado com material transparente. Qualquer outro material, como caneta de outra cor, lápis ou lapiseira está proibido. Além disso, no site do Enem (www.enem-inep.gov.br) consta que qualquer tipo de consulta ou comunicação, qualquer uso de anotações, do uso de óculos escuros e de artigos de chapelaria, e/ou deixar a sala de provas antes de decorridos duas horas de prova, pode causar a eliminação do estudante.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o dia 30 de outubro. Já sobre os resultados, os participantes poderão conferi-lo, de forma individua, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.