logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Exames estão disponíveis nos postos

Compartilhar:

Das 4 mil mamografias solicitadas no último ano, 94 apresentaram alguma alteração que pode ser desde cistos até o câncer. A estatística é do Centro de Atenção a Saúde da Mulher de Içara. Conforme a coordenadora Maristela Meinert, o exame clínico está disponível nas unidades de saúde. A partir dos 40 anos é preciso também realizar a mamografia.

Ainda segundo Maristela, no caso da identificação de alguma alteração, as pacientes são encaminhadas para exames complementares que indicam um diagnóstico mais preciso. Isto pode acontecer com ultrassonografia, ressonância ou biópsia. “Para prevenir é preciso evitar gordura de origem animal, combater a obesidade, amamentar pelo menos por seis meses quando for mãe e, principalmente, realizar exames regulares anuais ou conforme critério médico”, indica.

Além do nódulo, o câncer na mama também pode provocar alteração na pele que recobre a mama, secreção no mamilo e dor. Atualmente é o segundo câncer mais comum entre as mulheres. A informação é do Instituto Nacional do Câncer. A estimativa do Inca é que tenham sido identificados 52,6 mil casos no Brasil somente no último ano.