Cotidiano | 06/05/2014 | 16:48
Exames são associados para a prevenção
com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
O exame de mamografia bianual para mulheres de 40 a 49 anos vai continuar. No entanto, a oferta continuará apenas em conjunto com o exame preventivo de colo uterino. A perspectiva é que 200 mulheres nesta faixa etária sejam atendidas ao mês. Isto significa 2,4 mil ao ano. O número corresponde a 64,86% de todo o público-alvo. Os custos do exame são viabilizados com recursos da Secretaria Municipal de Saúde.
Conteúdo relacionado:
10/03/2014 » Içara amplia faixa-etária para mamografias
Até o ano passado o exame era oferecido pelo Ministério da Saúde, mas foi desconsiderado como ferramenta fundamental na detecção do câncer devido à baixa incidência de detecção antes dos 50 anos. “Entendemos que a mamografia deve continuar sendo utilizada como estratégia diferenciada de rastreamento também para as mulheres com 40 aos 49 anos. Ela é estipulada conforme as mesmas diretrizes do rastreamento para a faixa de 50 a 69 anos: mamografia bianual”, explica o secretário de Saúde Lauro Nogueira.
A mamografia bianual será oferecida para as mulheres com idade par, ou seja, 40-42-44-46-48 anos. Para ter acesso basta solicitar na unidade. Conforme a coordenadora do Centro de Atenção à saúde da Mulher (Casmi), Maristela Paz Meinert, as mulheres que realizarem o preventivo do câncer de colo uterino na Rede Feminina de Combate ao Câncer devem solicitar o comprovante para solicitar mamografia de rastreamento conforme o protocolo.

.jpg)
.png)



.png)









.png)

.png)























