logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Fake news: fenômeno atinge institutos de estatísticas

Compartilhar:

O fenômeno das fake News - divulgação de informações falsas pelas redes sociais - também é um desafio para os órgãos estatísticos. “A sociedade está se afogando na quantidade de números gerados”, enfatiza o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Roberto Olinto. Segundo ele, é cada vez mais difícil manter a credibilidade do IBGE, ainda mais com a grande circulação de diversos pontos de vista.

Segundo Olinto, mesmo índices consolidados ainda são alvo de dúvidas da sociedade: “50% da população brasileira acha que o IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] é errado, que dentro da sua casa a inflação não é aquela e não acredita na gente de forma nenhuma”, afirma. Por causa desse tipo de problema, o IBGE investe em campanhas explicativas nas redes sociais.

“A credibilidade dos institutos de estatística só existe a partir do momento que existe uma boa relação de comunicação com a sociedade. É preciso ser transparente. Isso tem que ser feito através dos diversos instrumentos disponíveis para a comunicação”, acrescenta. Para Roberto, outro fator importante para manter a credibilidade dos estudos é evitar interferências externas ou políticas nos trabalhos.