logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Falha na coleta do lixo gera reclamações

Compartilhar:

Por conta dos feriados das últimas semanas, os moradores do bairro Jardim Elizabete tiveram a coleta de lixo prejudicada. O caminhão, que costuma passar três vezes por semana, fez o serviço apenas no último sábado, dia 26. A queixa é que, por conta da falha no cronograma, as lixeiras encontravam-se superlotadas e muitas pessoas acabaram ocupando as calçadas.

“Sem contar que os cachorros acabam abrindo as sacolas e espalhando o lixo. Isso é complicado porque eles deixam de recolher, vai acumulando e chega uma hora que não temos mais onde colocar. Acho isso um descaso com a comunidade que paga rigorosamente os impostos”, relata a moradora da Rua Presidente João Goulart, Edna Rabassa.

“Ficaram uma semana quase sem passar. E isso acontece direto quando tem feriados. Fora isso, eles continuam acumulando os lixos dos cestos nas ruas. Os cães passam e rasgam os sacos. Lixo cai e a sujeira lá fica. Levando a imundice para os bueiros. Os entupindo e gerando alagamentos. Sei que existe um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e o Retrans que proíbe essa prática. Mas, não é cumprido. Fazem isso para que o caminhão passe menos vezes evitando gastos com combustível”, reclama também, Maíra Rabassa.

“Em janeiro nós chegamos a contatar o Samae para saber o que estava ocorrendo. Deram algumas justificativas e depois a situação se normalizou. Agora bastou um feriado que parece que eles esquecem que precisam fazer o recolhimento”, aponta Edna. A preocupação é porque na quinta-feira, dia 1, há o feriado do Trabalhador. “Nós realmente tivemos problemas. Por causa dos feriados, alguns dias foram pulados e muitos bairros da cidade acabaram sendo atingidos. Mas os trabalhos já continuam a ser realizados normalmente e nessa semana, apesar do feriado, haverá a coleta”, ressalta o coordenador dos resíduos sólidos do Samae de Içara, Alexandre de Souza.

Na área Central da cidade, a coleta de lixo funciona diariamente. Já nos bairros maiores, ela acontece três vezes por semanas, nas terças, quartas-feiras e sábados, enquanto em alguns é realizada em apenas dois dias. Para o coordenador, Içara está crescendo rapidamente e a demanda exige que se amplie o sistema de coleta. “Estamos fazendo o possível para a atender todas as comunidades sem furar se quer um dia. E sabemos dessa necessidade tendo em vista o crescimento que a cidade vem tendo”, afirma Alexandre.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Jaqueline, Nilzo Réus, comenta que na comunidade, também em decorrência do feriado, o caminhão deixou de fazer o recolhimento em alguns dias. “Fora isso, está tudo funcionando normalmente. Ficamos acho que nos dois dias de feriado sem a coleta, mas depois voltou como antes. Espero que continue assim”, completa.

Há alguns meses, a coleta de lixo foi tema de discussão entre moradores da cidade e até pautou reuniões da Prefeitura Municipal. Na época, a Retrans alegou que a dificuldade estava em encontrar mão de obra. “Esse ainda continua sendo um grande problema para nós. Há uma grande rotatividade nos trabalhadores de coleta de lixo. E a empresa encontra muita dificuldade para contratar novos profissionais. Nos feriados, por exemplo, não cancelamos a coleta, mas eles simplesmente não vão. E então ficamos de mãos atadas”, esclarece Alexandre de Souza.

A falta de caminhões também prejudica o funcionamento do sistema. O coordenador afirma que já há licitação para a aquisição de novos equipamentos. “Temos hoje quatro caminhões, três que realizam a coleta e um reserva. Mas infelizmente eles não atendem toda a nossa demanda. Por isso a prefeitura está fazendo o possível para que consigamos comprar mais um. O que posso dizer é que não estamos medindo esforços para realizar a coleta de lixo rigorosamente como ela deve ser feita”, finaliza.