logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Farinha de arroz: conheça os benefícios do alimento

Além de ser mais leve e não conter glúten, a opção também conta com vitaminas do Complexo B

Compartilhar:

A farinha de arroz, seja ela tradicional ou integral, consegue substituir, sem prejuízos, a farinha de trigo. Além de ser mais leve e não conter glúten, a opção também conta com vitaminas do Complexo B, minerais e baixo teor de gordura, por não possuir gorduras saturadas. Ou seja, trata-se de uma substituição que proporciona inúmeros benefícios.

Dentre os principais, o que se destaca é, com toda certeza, o fato de o alimento ser seguro para consumo por pessoas celíacas. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial sofre com a doença, que é genética e autoimune, na qual o sistema imunológico ataca o próprio organismo, especialmente o intestino delgado, quando há o consumo de glúten, a proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia.

No país, a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), estima que até dois milhões de brasileiros possam sofrer com a intolerância. Para este público, a farinha de arroz torna-se a opção ideal de substituição, o que tem contribuído consideravelmente para a popularização do produto.

Conforme o gerente nacional comercial da RisoVita, Jorge Amaral, qualquer tipo de receita que levaria farinha de trigo pode ser feita com a farinha de arroz. A marca da Fumacense Alimentos, voltada para o mercado de saudabilidade, apostou no produto como um dos principais.

“Para empanados ela é ótima, porque deixa sequinho e crocante; e a consistência dos bolos também fica mais macia. Por não tem sabor e cheiro, a farinha de arroz também não deixa nenhum residual. Ou seja, se a pessoa for fazer um bolo de chocolate, vai sentir o gosto do chocolate, não da farinha”, acrescenta.

Além de ser mais leve, por não conter glúten, a farinha de arroz é digerida de forma mais rápida pelo organismo. E quando se trata da integral, os benefícios são ainda maiores. Com mais minerais e fibras em sua composição, a farinha de arroz integral aumenta a sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal, quando aliada ao consumo adequado de água.