logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Festa da Melancia atinge novo recorde de fruta mais pesada

Neste ano, unidade com melhor peso chegou a 38,6kg

Compartilhar:

Mais de 15 toneladas de melancia foram postas à venda e também disponibilizadas para degustação na comunidade de Campo Mãe Luzia neste fim de semana. A festividade dedicada à padroeira Santa Luzia e à comemoração da colheita 2021/2022 ocorreu com recorde no concurso de fruto mais pesado: 38,6kg. Para um dos organizadores, Júnior Cardoso Réus, a nova marca foi um reflexo do sucesso desta safra. “Tivemos um bom ano de cultivo com chuva na hora certa para o desenvolvimento da polpa”, ressalta.

Como a tradição, a unidade da espécie galápagos foi arrematada, neste ano, por R$ 1,5 mil. “A festa superou nossas expectativas. A comunidade se engajou para acolher bem todos, criamos espaços mais abertos para o público e a resposta foi positiva”, acrescenta Júnior. Somente neste domingo, mais de 1,5 mil almoços foram servidos. A comemoração teve também leilão de eletrodomésticos a novilhos, sorteio de uma ação entre amigos, além das tradicionais provas rurais com arremesso de milho e também a degustação da fruta.

Tiago conquista segundo título

“Tenho muito orgulho de ser desta comunidade e de fazer parte de uma festa tão tradicional”, enaltece Tiago Teixeira Ingrácio, neste ano, consagrado também bicampeão da principal prova das olimpíadas rurais do evento, que é o título de maior comedor de melancia. O título de 2022 foi definido com 950g consumidos em 1min. O pódio teve ainda campeões de edições anteriores com Silvinho Estevam (900g) e César Estevam (850g). Ao todo, foram 10 competidores.



Santa casamenteira

Santa Luzia é conhecida como protetora dos olhos, uma referência ao significado de seu nome em latim: portadora da luz. Mas na comunidade de Campo Mãe Luzia, a padroeira é conhecida também como casamenteira. Há três anos, Adriano Marques encontrou Maria Carolina Réus na festividade, começou a namorar e, diante do público presente na tarde deste domingo, resolveu fazer o pedido oficial de casamento. “Não teria lugar melhor para fazer. Ano que vem estaremos aqui, de volta, para oficializar nossa união em março”, pontua o noivo.

Confira mais 35 imagens
Lucas Lemos
Lucas Lemos
Lucas Lemos