logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Fosfoetanolamina vira suplemento alimentar

Compartilhar:

A fosfoetanolamina sintética - popularmente conhecida como pílula do câncer - será livremente comercializada no Brasil. Até então, somente com medida judicial ou de forma clandestina era possível que pacientes fizessem uso da substância. Entretanto, para que o comércio seja realizado, foi necessária a categorização como suplemento alimentar.

“Um produto como medicação tem que ter todo um processo especial inspecionado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e foi esse um dos motivos pelo qual se passou tanto tempo sem conseguir a liberação. É uma série de fatores que prejudicam o debate de algo que faz tão bem à vida”, explica o médico obstetra e um dos defensores da pílula, Lauro Nogueira.

“O suplemento é algo que é ingerido pela pessoa para ajudar no organismo, assim como hoje existem a vitamina B, a vitamina C, entre tantos outros que você encontra em todo canto. Há menos regras para os suplementos”, detalha o médico. “A fosfo é uma esperança dessas pessoas de conseguirem superar o câncer tendo qualidade de vida”, comenta.

“O câncer é disparado a doença mais temida e que mais mata. No ponto de vista pessoal, posso afirmar que a fosfo faz efeito positivo”, coloca o advogado Walterney Réus, que teve a irmã como usuária. “A nossa expectativa era que fosse fabricado no Brasil. Mas não, vai ser fora. E com isso pode continuar sendo um produto caro, então a gente acaba não vendo uma solução concreta quanto a isso”, opina Tatiane Botelho, moradora do bairro Pedreiras e esposa de um usuário.