logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 28/05/2025 | 18:43

Fundai lança Brincar Sustentável nas escolas municipais

Estudantes serão desafiados a criar brinquedos alinhados com o meio ambiente

Redação

Compartilhar:

A Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia uniram esforços com a iniciativa privada para lançar o projeto Brincar Sustentável. A proposta é proporcionar educação ambiental, promover a criatividade e o trabalho em equipe entre os alunos dos terceiros e quartos anos das 14 escolas da rede municipal de ensino da cidade.

De acordo com a diretora da Fundai, Jéssica Laurindo Calegari, os estudantes, com apoio de professores e familiares, vão ser desafiados a criar um brinquedo funcional, que irá representar a escola, a partir de materiais recicláveis. “E cada um deles deve ser acompanhado de um vídeo tutorial, uma espécie de manual com o passo a passo acessível a outras crianças”, acrescenta.

Os critérios de avaliação incluem criatividade, funcionalidade, consciência no uso dos materiais e colaboração. Além disso, haverá uma votação popular online, com exposição dos brinquedos no hall da Prefeitura. A instituição vencedora será premiada em 11 de julho com três tablets e um voucher da Eskimó de R$ 3,5 mil, que poderá ser trocado por picolés para os alunos. Já as escolas que ficarem em segundo e terceiro lugares receberão vouchers com valores proporcionais.

O Brincar Sustentável faz parte do Edital 01/2025 da Fundai, atualmente aberto para que pessoas físicas ou empresas inscrevam novos projetos de educação ambiental em parceria com a fundação.