logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Gestantes assintomáticas serão testadas para coronavírus em Içara

Exame preventivo será oferecido a partir da 37ª semana de gravidez

Compartilhar:

A partir da próxima semana, as gestantes de Içara que estão da 37ª semana de gravidez em diante serão testadas preventivamente para coronavírus, mesmo que não apresentem sintomas compatíveis com a doença. “Todas devem fazer o teste PCR para identificar a possibilidade de infecção e para que elas sejam tratadas”, explica o secretário de Saúde do município, Sandro Ressler. A testagem será realizada no Centro de Atenção à Saúde da Mulher Içarense (Casmi), no bairro Jardim Elizabete, conforme agendamento pelas unidades de saúde.

“Independentemente do tempo de gravidez, as gestantes que apresentam sintomas de covid podem procurar o Centro de Triagem, de preferência mais para o final do dia, quando o fluxo é menor”, orienta. O Centro de Triagem também funciona no bairro Jardim Elizabete, das 7 às 22h. O horário foi ampliado em março e estendido aos finais de semana devido ao aumento da demanda.

Nova testagem

Nos próximos dias, a rede municipal de saúde deve disponibilizar um novo tipo de testagem para Covid-19 à população. “Normalmente, leva dez dias até vir o resultado dos testes. Nesse período, a pessoa fica afastada do serviço e pode acontecer de o resultado vir negativo. Mas hoje, há testes em que o resultado sai em até duas horas. Então, estamos fazendo um investimento nesses testes de antígeno para disponibilizar ao nosso Centro de Triagem”, informa Sandro.

“Fizemos a compra de 2 mil testes de antígeno que serão voltados a um público específico, conforme os fluxos clínicos, produzidos com base nas informações do Ministério da Saúde e pelo nosso grupo técnico”, acrescenta o secretário. O material deve ser entregue em 15 dias e, enquanto isso, a testagem continuará sendo feita por testes rápidos e com o envio de material para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Florianópolis.