Canal Içara

Canal Içara

01 de março de 2021 - 08:29
Cotidiano » Dicas de Verão
Guia de Verão: beber água é fundamental com aumento da transpiração
17/01/2021 às 17:24 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Nada como uma cervejinha bem gelada para a matar a sede neste calorão, certo? Errado... “Devemos tomar cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que se trate de cerveja ou outras opções com teor reduzido de álcool. Por serem líquidas, muitas pessoas pensam que estão se hidratando, quando na verdade é o contrário: o álcool promove a desidratação”, explica a nutricionista Alexsandra Medeiros.

“A desidratação é algo sério. Se não for tratada corretamente, pode levar à morte. Qualquer indivíduo pode desidratar, porém, alguns grupos exigem maior atenção, que é o caso dos idosos e das crianças”, aponta. Segundo a profissional, o sinal de alerta mais evidente é a sede, mas a desidratação pode causar vários sintomas, como boca e pele secas, olhos fundos, dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço, aumento da frequência cardíaca e até desmaios. Nos bebês, a moleira afundada também pode indicar um quadro de desidratação.

“A hidratação é importante sempre, porém no verão devemos ficar mais atentos em relação a isso. Com o calor, transpiramos mais, o suor é uma tentativa do nosso organismo de resfriar o nosso corpo, tentando desta forma baixar a temperatura. Com isso, perdemos água e sais minerais e devemos repor essa perda para evitar uma desidratação”, ressalta. “Beber água é fundamental, mas podemos nos hidratar com outros líquidos também, como por exemplo, água de coco, sucos, chás, isotônicos”, completa Alexsandra.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias