logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Guia de verão: calor e excessos na alimentação são uma combinação ruim

Excessos, combinados às altas temperaturas desta época do ano, podem resultar em problemas de saúde

Compartilhar:

É comum exagerar no consumo de alimentos e bebidas durante as férias, por conta de um relaxamento natural no período em que a intenção é desligar da rotina e aproveitar a folga. Mas os excessos, combinados às altas temperaturas desta época do ano, podem resultar em problemas de saúde.

Segundo a nutricionista Alexsandra Medeiros, em termos de gasto energético, no inverno o corpo demanda mais energia do que no verão. Entretanto, independentemente da estação, o ideal é manter uma alimentação equilibrada, em quantidade e qualidade.

“A alimentação leve e saudável sempre deve ser priorizada. Neste período de calor, alimentos leves e refrescantes são sempre bem-vindos. Devemos priorizar as verduras, legumes, frutas, carnes brancas grelhadas ou cozidas, cereais integrais, frutas, sucos etc”, recomenda.

“Nesta época do ano, devemos evitar as refeições pesadas, volumosas e gordurosas, pois dificultam a digestão, ou seja, esses alimentos ficam mais tempo no estômago, causando desconforto, enjoo, sensação de estufamento, azia e refluxo. As altas temperaturas tendem a intensificar esses sintomas”, explica.

Refeições fora de casa

De acordo com a especialista, outro cuidado que devemos ter são com as refeições fora de casa, pois o calor propicia um aumento da perecibilidade dos alimentos, que ainda podem ser mal manipulados, mal conservados e consequentemente contaminados por bactérias nocivas, causando uma intoxicação alimentar.

“Uma forma de se prevenir é ficar atento ao local de produção, armazenamento, exposição e distribuição dos alimentos, observar a higiene do ambiente, bem como as boas práticas de manipulação dos alimentos”, orienta Alexsandra.

“Outra opção seria sempre que possível levar os lanches de casa. Alimentos como frutas in natura ou secas, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, pistache), torradas ou biscoito integrais são boas alternativas”, sugere.