logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Higienização das mãos: gesto simples e eficaz para preservar vidas

Em todo o mundo, 5 de maio é Dia Mundial de Higienização das Mãos

Compartilhar:

A higienização correta das mãos pode parecer um gesto bem simples, mas é fundamental para preservar vidas. Não é a toa que há uma data mundial, estabelecida antes mesmo da atual pandemia de covid-19, para chamar atenção ao tema: 5 de maio. Além de um pouco de álcool gel ou sabonete e água, para se engajar há também um passo-a-passo de movimentos que garantem a eficiência e devem ser seguidos com atenção.

A rotina necessária para a higienização das mãos foi reforçada pela Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho do Hospital São Donato junto com a entrega de kits nesta quarta-feira. A recepção especial dos colaboradores abriu a Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, que seguirá, neste ano, com atividades online na programação.

“A higienização correta das mãos impacta diretamente no atendimento hospitalar prestado aos pacientes, além da segurança das equipes. É importante sempre reforçar a importância e estimular o seguimento de todo o passo-a-passo para que os profissionais também sejam replicadores. É um empenho que deve ser conjunto de todos que estejam no hospital, inclusive, os visitantes”, indica a coordenadora da Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, Karla Vicente.

Passo-a-passo

Para a higienização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária orienta ensaboar toda a superfície das mãos (ou cobrir com álcool gel), esfregar a palma das mãos contra os dorsos, entrelaçar e friccionar os dedos. É necessário ainda fazer movimentos no dorso dos dedos de uma mão contra a outra, rotações da palma no polegar, além da fricção das polpas digitais e unhas contra a palma da mão e rotação da palma nos punhos. Depois, é só enxaguar, secar e repetir o procedimento sempre que houver o toque em superfícies de muito contato.