logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hoje é Dia Mundial da Adoção

Compartilhar:

Hoje, dia 9 de novembro, comemoramos o Dia Mundial da Adoção. Vamos ajudar a lembrar a todos que existem 19 milhões de crianças em todo o mundo que ainda não encontraram uma família!

Em maio de 2012 na comarca de Içara foi criado o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Içara (Geaai) com o slogan Simplesmente Amar. Adoção sempre foi um tabu na sociedade. Muitos adotavam seus filhos e escondiam a origem deles. De alguns anos para cá essa realidade tem mudado bastante.

Os termos utilizados para adoção também mudaram muito. Muitos chamam de filhos do coração, pois o amor foi o primeiro sentimento. Há quem prefira chamar apenas de filhos. Mas muitos ainda questionam se são nossos “filhos de verdade”. Apenas respondemos que sim, apenas chegaram até nós de outra forma.

Alguns chegam ainda bebês, numa entrega legal e consciente. Mulheres que entregam nossos filhos num ato de amor. Outros chegam às suas famílias um pouco maiores. São destituídos do poder familiar após várias tentativas de reinserção. Decisão difícil do judiciário, feita com muita cautela, sempre visando o melhor para cada criança ou adolescente.

Muitos pretendem ser pai ou mãe. Na maioria das vezes a adoção é a solução para aqueles que não conseguem ter filhos biológicos. Outros têm seus filhos biológicos, mas o coração tem muito amor e cabe mais um ou mais filhos.

Nesse tempo de decisão acontecem alguns passos para os futuros pretendentes à adoção. Decidir, pela adoção não é nada fácil. Muitos sonham com um bebê, pois acreditam ser mais fácil a adaptação. Outros já abrem um leque um pouco maior preferem crianças maiores.

Após essa decisão o pretendente seja ele casado ou solteiro deve ir até o Fórum da comarca onde reside. A assistente social irá disponibilizar a lista de documentos, será marcado o curso de pretendentes à adoção com palestras e orientações sobre o processo de espera pelo futuro filho(a).

O curso de pretendentes é muito importante. Ali a decisão final pelo perfil da criança ou adolescente acontece. Através dos depoimentos de psicólogos, médicos, assistentes sociais, pais e mães que tiveram a experiência da adoção. Conhecendo relatos de outras adoções, fica mais fácil perceber que adoção de crianças maiores com ou sem irmãos é possível sim.

Adaptação é necessária, mas com amor, logo criam-se vínculos afetivos, as vivências anteriores vão ficando para trás. Mesmo com exemplos de adoções de crianças maiores bem-sucedidas, muitos ainda optam por crianças até três anos, e meninas na maioria dos pretendentes. O perfil do futuro filho deve caber no coração de cada pretendente. De nada adianta colocar um perfil de uma criança ou adolescente maior se o coração não aceitar.

Infelizmente ainda existem muitas devoluções. Justamente por esse motivo se faz necessário o curso de pretendentes e o acompanhamento pós-adoção. Alguém irá perguntar, mas como assim devolver uma criança? Isso existe e muito próximo de nós infelizmente.

Nós do Geaai temos um papel fundamental: orientar sobre adoções possíveis, por isso enfatizamos sempre que o perfil deve caber no coração. Cada criança que chega um pouco maior tem sua história de vida. Nenhuma delas será disponibilizada para adoção se estiver bem cuidada e amada. Nem suas condições financeiras impedem de ficar com a família biológica. Adoção é a última opção. Cabe aos futuros pais estarem conscientes de que são pessoas que precisam de afeto e novos caminhos a serem percorridos.

Após o curso de pretendentes e a entrega dos documentos acontece à habilitação. Após a habilitação ser concluída é aguardar a identificação do filho(a) no Cadastro Nacional da Adoção.

Motivos para a demora na adoção (Fonte CNJ)
19,7% só aceitam crianças brancas, 66,1 não são brancas.
77% não aceitam adotar irmãos, 61,1% tem irmãos.
91% Só aceitam crianças até 6 anos, 92% tem Entre 7 e 17 anos.
65,6% Só aceitam crianças sem doença alguma, 25,3% tem problemas de saúde.

Nós do Geaai somos apenas seis membros. Eu Simone Luiz Cândido como presidente, Euzébio Figueiredo de vice-presidente, Raquel Romualdo de assessora jurídica, Valdemir Cândido de tesoureiro, além dos membros Eduardo Michels Zata e Filemon Rosa.

Relembrando que o perfil deve caber no coração de cada pretendente, não nos cabe interferir. Temos um trabalho informativo na comarca de Içara com a cartilha distribuída em pontos estratégicos. Esse material informativo visa orientar sobre entrega legal e adoção.A ninguém cabe julgar os motivos que uma gestante entrega legalmente para adoção. Elas têm o direito dentro da lei garantido o sigilo.

O Geaai é filiado a Associação nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD). No Brasil, são mais de 100 grupos de apoio trabalhando em conjunto. Estamos abertos para novos voluntários, dispostos a nos ajudar a levar a causa adoção, informando pretendentes, pais e mães nos pós-adoção. Siga-nos no Facebook (@geaai.icara) ou entre em contato pelo telefone (48) 3467-1104 (Assistente social do fórum da comarca de Içara)

Família é onde existe amor. No dia de hoje dia mundial da adoção desejamos de todo coração que toda criança ou adolescente possa viver em família. Junte-se a nós! Desenhe uma carinha sorridente “smiley face” na sua mão, tire uma foto e poste nas redes sociais usando a #WorldAdoptionDay e #DiaMundialDaAdocao