logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital de Içara cria protocolo para doulas

Compartilhar:

A participação das doulas na humanização dos partos no Hospital São Donato vai iniciar uma nova etapa a partir da próxima semana. O acompanhamento até então realizado de forma experimental, passará a cumprir os critérios determinados pela legislação estadual. "Alguns produtos, por exemplo, não podem ser utilizados por causa do odor ou de possíveis reações. As doulas também não devem atuar com procedimentos médicos, clínicos ou de enfermagem mesmo que tenham formação profissional na área da saúde", coloca a gerente de enfermagem, Fabiane da Silva Filisbino.

"O trabalho feito antes do parto faz com que as mães e as famílias tenham mais segurança, pois foram amplamente preparadas para o momento da maternidade. Alguns até visitam o hospital com antecedência para conhecerem a estrutura e tirar as dúvidas", acrescenta a enfermeira do centro obstétrico, Cláudia Lopes Copetti. "A maioria das mulheres que procuram as doulas busca parto normal, mais natural possível. Contudo, é importante salientar que o procedimento é determinado pelo médico após avaliação das condições da criança e da mãe", ressalta.

As doulas podem atuar no conforto físico e emocional para uma experiência de parto e pós-parto mais positiva possível. A legislação estadual exige certificação ocupacional em curso para esta finalidade. Além disso, é preciso fazer o cadastramento. Na ficha deve conter nome completo, endereço, CPF, RG, contato telefônico, e-mail e cópia de documento de identidade. Para cada paciente será necessário ainda apresentar um plano de trabalho com os procedimentos e técnicas que serão utilizados e o termo de autorização assinado pela gestante.