logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital prepara equipe contra o H1N1

Compartilhar:

A gripe chegou mais cedo. E, por causa disso, cuidados mais frequentes no inverno também devem ser antecipados. No Hospital São Donato, dispositivos com álcool gel estão nos corredores durante o ano inteiro. Além do uso do produto, é preciso que todos sejam orientados a não cobrir a boca com as mãos durante a tosse. Neste caso, o correto é o braço. Aos visitantes, vale reforçar ainda o risco de provocar infecção cruzada com o toque em mais de um paciente ou também itens utilizados por eles, inclusive, a cama.

"Precisamos estar preparados se houver aumento de infecções. Além de conhecer os procedimentos para o melhor atendimento ao paciente, nossos colaboradores também devem estar conscientes dos cuidados que precisam tomar para não adoecerem e nem se transformarem em agentes de contágio", enaltece a gerente de Enfermagem, Fabiane Felisbino. As ações preventivas e reativas para o tratamento e notificação do H1N1 foram apresentadas para enfermeiras e técnicas na tarde desta terça-feira, dia 19.

"Nem todo paciente com H1N1 deve tomar Tamiflu. A opção pelo medicamento depende do desenvolvimento da síndrome respiratória aguda grave. Se for identificada, a eficácia é maior até 48h após os primeiros sintomas", lembra a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Gomes Maté. As medidas de prevenção valem também para mamães com recém-nascidos. A distância mínima no quarto deve ser de um metro e, como qualquer outro paciente, a mulher precisa utilizar máscara.