logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital São Donato terá laboratório próprio para acelerar diagnósticos

Serviço será montado em parceria com a Unesc para atendimento interno, externo e também pesquisas acadêmicas

Compartilhar:

O Hospital São Donato vai investir em um laboratório próprio para pesquisa, aceleração dos diagnósticos dos pacientes, além do atendimento externo em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). “Hoje realizamos a coleta dos exames, mas precisamos enviar para fora do hospital para ter o resultado. Isso demanda tempo. Com o laboratório próprio, vamos acelerar os diagnósticos e tratamentos, além de ter um novo espaço para estudos acadêmicos”, ressalta o diretor-administrativo, Júlio César De Luca. A apresentação foi realizada na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, dia 16.

O laboratório de análises clínicas é somente um dos projetos previstos na ampliação do atendimento do hospital. “Ainda este ano, teremos neurocirurgias e captação de órgãos”, indica Júlio. A fundação filantrópica tem sob encaminhamento também a instalação da energia fotovoltaica e a construção de um novo complexo para o centro de diagnósticos por imagem, onde ficará o Raio-X, ultrassom, o tomógrafo, além de salas de cirurgia, leitos cirúrgicos e uma clínica de hemodiálise. O recurso já foi sinalizado pelo Governo do Estado. “O nosso próximo desafio será a ressonância magnética. Vamos buscar agora a viabilização”, anuncia o diretor.

“O Hospital São Donato está conectado com o avanço da cidade e não temos medido esforços para atender as demandas locais. Os resultados alcançados são uma consequência do planejamento e organização da instituição, mas também da força política de nossa cidade na articulação com os Governos Municipais, no Governo do Estado e também no Governo Federal”, acrescenta o presidente da Diretoria Executiva, Valmor da Silva. “Para nós, este é um momento muito importante, pois é de prestação de contas ao que estamos empenhados em melhorar no atendimento dos içarenses e também aos pacientes da região devido a referência que nos tornamos”, completa.

Além da prestação de contas, a participação na sessão legislativa teve ainda a formalização do pedido de R$ 500 mil de sobras anuais da Casa para destinação ao hospital. A garantia de recursos que vão além dos contratos e convênios vigentes é necessária para o equilíbrio financeiro da entidade e o investimento em melhorias contínuas. “A legislação não nos permite enviar recursos diretamente ao hospital. Toda a sobra retorna ao Poder Executivo. Mas somos parceiros do hospital e vamos analisar em conjunto com todos os vereadores o pedido”, pontua o presidente da Câmara Municipal, Itamar Oloyde da Silva (PP).