logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara tem 13 medalhistas na 16ª Obmep

Foram ao todo duas medalhas de prata e 11 de bronze, além de menções honrosas

Compartilhar:

Içara novamente comemora o bom desempenho de seus estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep), com 13 medalhistas na 16ª edição. Foram ao todo duas medalhas de prata e 11 de bronze, além de menções honrosas, professores e escolas premiados. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, dia 18.

Foram medalhistas de prata os alunos Luiz Gustavo Euzebio Ribeiro, da escola Angelo Zanellato, e João Vitor Florsovski, da escola Paulo Rizzieri, ambas da rede municipal. Também estudantes da rede municipal, ficaram com o bronze Hanry de Souza dos Santos, Cassiano Clarinda Nunes, Gustavo Budny de Souza, Gabriel Rodrigues Lodetti (Quintino Rizzieri); Sara de Souza Ortiz (Angelo Zanellato); Erika Scarpari Gobbo, João Vitor Goulart Viana (Paulo Rizzieri); Pedro Macedo Cezar e Arthur Pereira Rigotti (Maria Arlete Bitencourt Lodetti);

A escola Quintino Rizzieri ainda foi premiada e receberá como prêmio um kit de material didático. Alunos da escola estadual Augusta Scotti Bacis, os alunos Isabely Goulart Gomes e Leonardo Schmidt Duarte igualmente conquistaram a medalha de bronze.

Professores

A Obmep também premia os professores que se destacam. De Içara, receberão diploma e um livro de apoio à formação matemática os professores Adriele de Oliveira Réus de Souza (Maria Arlete Bitencourt Lodetti), Eraldo Martignago (Angelo Zanellato), Guilherme de Bem Carvalho (Paulo Rizzieri), Jadna Dolvina de Carvalho (Tranquilo Pissetti) e Raquel de Souza Mattei (Angelo Zanellato).

Sobre a Obmep

Cerca de 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas participaram da primeira etapa da Obmep, que teve as provas aplicadas entre 28 de junho e 3 de agosto de 2021. Já os exames da segunda fase foram realizados em 6 de novembro, com a participação de 106 alunos de seis escolas da rede municipal de Içara e 85 alunos de cinco escolas da rede estadual localizadas no município.

Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição de conhecimento tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os estudantes que recebem medalha garantem o ingresso em programas de iniciação científica, com direito a uma bolsa de incentivo financeiro mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).