logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara tem mais de 260 pacientes em acompanhamento por hepatites virais

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais reforça alerta para a doença

Compartilhar:

As hepatites virais representam um grave problema como uma doença muitas vezes silenciosa, que não apresenta sintomas, mas acarreta em sérios problemas com a inflamação do fígado. Somente em Içara, são 266 pacientes acompanhados atualmente pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), dos quais, 26 com uso de medicação. Para chamar atenção ao tema e ampliar a detecção precoce, 28 de julho foi definido como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. E, desde 2019, ocorre também o Julho Amarelo no Brasil em referência ao tema.

“Em Içara as hepatites B e C são as mais comuns. Geralmente atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para as duas é a vacina e o uso de preservativo”, conta a coordenadora do SAE, Graziela Macarini Zuchinalli. Já a prevenção para hepatite A está ligada a hábitos de higiene e condições de saneamento básico. “Atinge mais as crianças, é transmitida principalmente pela água e por alimentos contaminados. Seu tratamento é feito no posto de saúde. Já as hepatites D e E são raras, não temos nenhum caso registrado em nosso município”, completa.

“Quando elas aparecem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O paciente quando aqui chega passa por um exame de contagem de carga viral, dependendo da carga viral que o paciente apresentar ele faz o tratamento com medicamento, ou só um acompanhamento mensal. Os içarenses que tiverem algum desses sintomas podem comparecer a sua Unidade Básica de Saúde e solicitar um teste”, finaliza a coordenadora.