logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Içara terá novo sistema de coleta de lixo

Além do recolhimento usual e dos contêineres de superfície, empresa contratada fará a instalação de contêineres subterrâneos

Compartilhar:

Depois da licitação de destinação final para os resíduos sólidos, realizada no ano passado, Içara se prepara para implantar um novo sistema de coleta de lixo, que prevê o recolhimento usual, dos contêineres de superfície e também a instalação de contêineres subterrâneos pela empresa contratada, que fará ainda o transporte dos materiais até o aterro sanitário no bairro Poço Oito. O processo licitatório com esse fim já foi lançado e os interessados terão até o dia 9 de fevereiro para apresentar propostas.

Conforme o edital, caberá à vencedora do certame a aquisição ou locação, disponibilização, higienização, manutenção e execução dos serviços de coleta em 100 unidades com capacidade de 1 mil litros, no caso dos contêineres de superfície. Também terá as mesmas atribuições em relação aos contêineres subterrâneos, que deverão ser instalados em dois locais do perímetro urbano de Içara, contendo cada um toda a estrutura necessária aos serviços, dotados de dois contêineres de 1 mil litros e duas lixeiras de superfície.

O edital também estabelece os veículos e equipamentos que deverão ser utilizados, bem como o número mínimo de funcionários para a prestação dos serviços, 25, entre coletores, motoristas, lavador/auxiliar, encarregado, engenheiro (gerente), auxiliar administrativo e agente ambiental.

Estrutura

Além disso, prevê a instalação de uma estrutura para abrigar o atendimento ao usuário (on-line ou call center), o corpo técnico de administração e gerenciamento; fiscalização; logística; monitoramento e garagem. A localização dessa estrutura deverá ser em Içara, ou em outro município da região, desde que fique no máximo 15 quilômetros distante do Paço Municipal.

O galpão servirá também para a realização de limpeza, higienização e manutenção dos contêineres de superfície e subterrâneos e serviços de manutenção da frota de veículos da coleta convencional, mecanizada e administrativa.

Ouvidoria

A contratada também deverá manter um canal de Ouvidoria para registrar as reclamações, denúncias e solicitações dos usuários, bem como para atendimento das ligações provenientes dos órgãos municipais. A vigência contratual será de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação.

O valor máximo admitido será de R$ 4.311.089,88 por ano, o equivalente a R$ 359.257,49 por mês, levando em conta a média mensal de 1 mil toneladas de resíduos domiciliares e comerciais gerados no município. Conforme a localização, a frequência da coleta continuará variável, entre diária, como na região central, a uma vez por semana, na área rural.