Cotidiano | 27/06/2025 | 19:24
Içara vai realizar 12ª Conferência Municipal de Assistência Social
Atividade acontecerá na segunda semana de julho
Redação
Compartilhar:
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) vão realizar a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social no Salão Paroquial São Donato. O debate acontecerá no dia 7, das 13 às 17 horas, e no dia 8, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição até o próximo dia 6 pelo link https://forms.gle/evHZ8VwNSn3hSWpf7
A conferência, de acordo com o secretário de Assistência Social, Andinho Marcelino, é realizada a cada dois anos. “E é um espaço democrático de participação popular, que reúne representantes do governo, da sociedade civil, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), usuários e entidades. Objetiva avaliar e propor diretrizes para a política pública de assistência social no município de Içara”, complementa.
Nesta edição, sob o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, o evento deve gerar uma reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas do Suas ao longo de duas décadas. “O que acaba reafirmando o papel do sistema na garantia dos direitos sociais e na promoção da cidadania, especialmente em contextos de vulnerabilidade”, acrescenta Andinho.
Durante o evento, o secretário ainda adianta que serão discutidos cinco eixos temáticos: a universalização do Suas; o aperfeiçoamento contínuo do sistema; a integração de benefícios e serviços socioassistenciais; a gestão democrática, informação e comunicação transparente; além da sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do Suas. “E ainda vamos elaborar propostas para o fortalecimento da política de assistência social e elegeremos os delegados para representar o município na etapa estadual da conferência”, informa.
Para a prefeita Dalvania Cardoso, a política de assistência social tem um papel essencial na construção de uma cidade mais humana e justa. “É por meio dela que conseguimos chegar a quem mais precisa, com respeito, dignidade e escuta. Ver Içara realizar mais uma conferência, com participação ativa da sociedade, reforça nosso compromisso com a inclusão e com uma gestão que valoriza o diálogo e a participação coletiva”, finaliza a chefe do Poder Executivo.
.png)
.png)


















.png)























