Canal Içara

Canal Içara

01 de outubro de 2020 - 22:54
Cotidiano » 20º Açor
Içara vai sediar o 20º Açor em novembro
18/04/2013 às 13:06 | Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Içara vai ser a sede do 20º Açor após 15 anos sem receber a festividade. O evento acontecerá em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina no mês de novembro. O anúncio foi realizado pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon no encontro com famílias de origem açoriana na noite de quarta-feira, dia 17. A reunião foi realizada no Centro Comunitário de Sanga Funda para identificar os imigrantes da etnia. Conforme apresentado pela historiadora Elza de Mello, atualmente a maior procedência dos sobrenomes aponta para as ilhas Terceira e São Jorge.

“Com a identificação destas cidades e o resultado de um estudo posterior, os dados serão documentados e encaminhados ao consulado português. A sequência será o encaminhamento dos projetos de lei para o Legislativo de Içara e das cidades açorianas”, explica a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro. A intenção é criar vínculo com uma cidade-irmã para o intercâmbio cultural e comercial.

“A ideia que estamos propondo é que Içara, por meio de cada etnia, possa fazer a geminação com as cidades dos países colonizadores do município. O primeiro momento é de resgatar a história e estabelecer vínculos culturais com o protocolo de Cidade Irmã. No segundo momento restabelecer as relações de confiança e avançar, estreitando relações econômicas”, destaca Murialdo. “Aproximaremos de nossas origens, como também não deixaremos que a cultura se perca", completa o vice-prefeito Sandro Giassi Serafim.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias