logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Idosos receberão a terceira dose da Coronavac

Previsão do Estado é de começar a aplicação do reforço em setembro, iniciando pela faixa etária acima de 80 anos

Compartilhar:

Idosos e pessoas com imunossupressão vacinados com a Coronavac receberão a terceira dose da vacina a partir de setembro. A definição ocorreu na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nessa terça-feira, 24, que também aprovou as regras para a vacinação de adolescentes em Santa Catarina.

“Na primeira fase, a vacina disponível era a Coronavac e essas pessoas já foram vacinadas há mais de seis meses. As demais vacinas não necessitarão de uma terceira dose neste momento, porque têm um intervalo maior e durabilidade de imunidade de aproximadamente um ano. Vamos estratificar, em função do quantitativo de doses, iniciando com as pessoas acima de 80 anos”, explica o secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro.

O calendário para a aplicação da dose de reforço ainda será elaborado. Mais detalhes sobre como se dará essa ação serão divulgados pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nos próximos dias, a partir do recebimento de novas doses do Ministério da Saúde.

Adolescentes

A partir da pactuação pela CIB, todos os catarinenses com idades entre 12 e 17 anos serão incluídos na campanha de vacinação. O público estimado é de 550 mil pessoas, aproximadamente 10% com comorbidades. Por isso, os gestores decidiram destinar esse percentual das doses recebidas para vacinar os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes, puérperas e lactantes; e os outros 90% para os demais.

A vacinação desse público começa no dia 1 de setembro, logo após finalizada a aplicação da primeira dose na população adulta. A estratégia já havia sido autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) e será realizada apenas com doses da vacina Pfizer, única aprovada pela Anvisa, até o momento, para a faixa etária.

Nova remessa

A Secretaria de Saúde envia mais um lote de vacinas aos municípios nesta quarta-feira, dia 25, para a primeira aplicação em grupos prioritários, trabalhadores industriais e pessoas a partir de 18 anos de idade. Para Içara, a nova remessa prevê 278 doses, sendo 168 da Pfizer e 110 fornecidas pelo laboratório Sinovac/Butantan.

Ainda, serão encaminhadas para uso como segunda dose vacinas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, para completar os esquemas iniciados a partir do dia 26 de maio, e do laboratório Sinovac/Butantan, para completar os esquemas iniciados a partir dos dias 27 e 31 de julho.

Quem tem mais de 18 anos e ainda não recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 pode ir até o Centro de Vacinação de Içara, localizado no pavilhão do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), na Praça da Juventude. O atendimento ocorre das 14 às 20 horas, por ordem de chegada, enquanto houver doses disponíveis.

Para os içarenses que precisam completar o esquema vacinal da Coronavac iniciado em 30 de julho, a orientação é procurar as unidades básicas de saúde dos bairros Jardim Elizabete e Cristo Rei nesta sexta-feira, dia 27, das 16 às 20 horas.