acervo pessoal [Bernardo Junkes]
Cotidiano | 02/02/2016 | 08:30
Igreja matriz terá estátua de padre Bernardo
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Uma estátua de concreto com pintura dourada eternizará a imagem de padre Bernardo Junkes em frente da igreja matriz da Paróquia São Donato, em Içara. A estrutura de 1,8 metros já foi encomendada ao artista Moser, de Treze Tílias. "A inauguração ocorrerá na Semana Santa, provavelmente, no Domingo de Ramos", coloca o pároco Antônio Vander da Silva.
"A gente não faz estátua de um bandido, de uma pessoa que faz mal. É sempre de alguém que faz o bem. Padre Bernardo fez o bem, ficou na memória da comunidade e merece estar para sempre em frente a nossa matriz para ser lembrado pelo povo santo de Deus a quem ajudou. Ele colaborou com a sua fé e seu caminho na direção da eternidade", completa.
Além de uma réplica do religioso, os restos mortais também poderão ser levados para a Igreja da Misericórdia. A proposta foi apresentada em 2014 na audiência pública que culminou na devolução da Casa da Cultura para a reabertura como templo em dezembro do mesmo ano. "O irmão, padre Silvestre Junkes, é de acordo", acrescenta padre Antônio.
Ex-pároco de Içara, Bernardo foi responsável pelos traços da antiga matriz, de entradas triangulares, forro da madeira e uma única torre com relógio no topo, no mesmo local que a atual. Também lutou para que o prédio da igreja mais velha, no meio da praça, não fosse demolido. Por isso a Casa da Cultura recebeu seu nome.
Dos 50 anos de servidão a Deus, 34 ocorreram na Paróquia São Donato. Foram 6.545 casamentos e 26.955 batizados de 1956 a 1990. A despedida do religioso forquilhense radicado em Içara aconteceu aos 79 anos devido a um acidente vascular cerebral em casa, num domingo, dia 3 de junho de 2001.
.jpg)





.png)
.png)



.png)






























