Canal Içara

Canal Içara

16 de outubro de 2019 - 02:06
Cotidiano »
Inep divulga notas do Enem nesta sexta-feira
18/01/2019 às 10:18 | Especial de Mariana Tokarnia, da Agência Brasil
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser consultadas na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem a partir desta sexta-feira, dia 18. Mais de 4,1 milhões de estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.Os resultados estão em (enem.inep.gov.br).

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item. Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganha mais pontos.

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia. Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas