logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Inscrições para o Encceja podem ser realizadas até o dia 27

Compartilhar:

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos deste ano serão abertas às 10h desta segunda-feira, dia 16. O Encceja é direcionado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada a cada nível de ensino. O prazo para fazer a inscrição termina no dia 27 de abril pelo site enccejanacional.inep.gov.br e as provas serão realizadas no dia 5 de agosto.

Os participantes devem ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame. A participação é voluntária e gratuita. Na inscrição, o participante precisa escolher a instituição na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Durante a inscrição, o participante deve ficar atento também à seleção das áreas de conhecimento. Quem quer o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.