logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Janeiro Branco terá piquenique

Compartilhar:

Os sintomas depressivos tendem a aumentar ao final do ano. Por isso janeiro virou um mês de conscientização. “É no início do ano que as pessoas tendem a planejar novos rumos e traçar metas”, explica a psicóloga Maria Eduarda Pacheco. Em Içara, o Janeiro Branco terá um piquenique no Ambulatório de Saúde Mental a partir das 9h do dia 24. “Será um momento de integração entre equipe, usuários e comunidade”, adianta.

Diferente do Centro de Atenção Psicossocial, o ambulatório é indicado para pacientes que necessitam de terapias semanais, quinzenais ou a cada 40 dias com psiquiatra. “Os transtornos de ansiedade e depressão são os mais recorrentes”, informa. “O problema relacionado a saúde mental tem um certo preconceito. Até a pessoa admitir que tem esse problema, ela passa por um sofrimento muito grande”, sublinha o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Içara é a única da região com o serviço estendido para crianças e adolescentes. Aproximadamente 100 jovens são encaminhados pelas unidades de saúde ou pela Secretaria de Assistência Social ao mês. Eles são atendidos por um psiquiatra e dois psicólogos, técnica de enfermagem, enfermeira e auxiliar de serviços gerais. Mas o trabalho não é somente de tratamentos. A prevenção é uma importante ferramenta.

A equipe visitou escolas em 2016 com orientação a pais e educadores sobre os transtornos mentais ocorridos na infância e a importância do papel da família. Além disso, já planeja novas ações. “Estamos pensando juntos em projetos para serem aplicados de médio a longo prazo. Um deles é a criação de um grupo de controle de obesidade para crianças e adolescentes. A capacitação dos profissionais das unidades também”, antecipa Maria Eduarda.