logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Janelas da Alma no enfrentamento do câncer

Compartilhar:

Após dois meses com o uso apenas de lenços, Augusta Guizzo Possamai terá 16 opções de cabelo para escolher. "Quero experimentar todos para saber com qual vou me aceitar melhor", ressalta aos 55 anos. A doação envolveu 12 alunas, três professoras e a merendeira da Escola Municipal Quintino Rizzieri na manhã desta segunda-feira, dia 23. O corte voluntário foi apenas uma etapa da exposição Janelas da Alma, uma história, muitas vidas. No próximo dia 6 será a vez de registrar o encontro com as perucas prontas em um novo ensaio com a fotógrafa Nessa Garcia.

"Minha mãe não teve oportunidade de usar peruca. Por isso resolvi participar. Ela faleceu aos 24 anos por causa do câncer no colo do útero. Lembro que não conseguia mais andar e ficava mais no hospital do que em casa. Eu tinha oito anos", relata a estudante Ana Beatriz de Jesus Machado. Junto com os 20cm doados pela jovem de 14 anos, a Associação Amigas do Peito de Içara recebeu mais de 1,5 metro de cabelos. "É um ato nobre, pois ajudará na autoestima de ainda mais mulheres", avalia a presidente da Ampi, Nádia Maria Durante.

Para Janice Teixeira, as perucas disponibilizadas pela Ampi garantiram mais naturalidade ao tratamento do câncer de mama. "O lenço chamava muita atenção", relembra. Ela descobriu a doença em 2014. Atualmente com 48 anos, já não depende mais do empréstimo. "Tive câncer no mesmo período que minha irmã. Ambas usamos as perucas", ressalta. Dentre 25 alternativas disponíveis, pelo menos 10 ainda continuam cedidas. "Disponibilizamos sem custos. Em lojas especializadas o valor chega a R$ 1,5 mil", cita Nádia.

Em 2015 o ensaio Janelas da Alma envolveu também garis e um novo tema deverá ser adotado a cada ano. "Desta vez os estudantes conheceram o trabalho da Ampi e, como a proposta é trabalhar a fotografia, receberam também o profissional João Gabriel da Rosa", indica a coordenadora pedagógica, Jucelma Cardoso Cipriano. "A fotografia está no cotidiano de todos nós com o uso de celulares. A nossa intenção é desenvolver também o olhar artístico", acrescenta a professora de Artes, Gabriela Adriano Luciano.

Confira mais imagens