logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Júlia Helena: exercícios podem salvar pessoas com diabetes

Prática de atividade física é recomendável principalmente para quem tem diabetes tipo 2

Compartilhar:

O exercício é bem-vindo para todos e mesmo quem não é praticante já sabe. Mas, existem algumas doenças que são altamente beneficiadas com a realização de atividades físicas. Uma delas é o Diabetes Melittus. Sobretudo, o Diabetes tipo 2.

Todo mundo conhece alguém que tem Diabetes do tipo 2 (DM2). Infelizmente, poucos sabem o quanto ela é mortal, destruidora de órgãos. Diferente de sua “irmã”, o DM tipo 1, que é uma doença que também cursa com falta de insulina e que não pode ser evitada por se tratar de uma patologia autoimune, o DM 2 pode ser melhor controlada e, até mesmo, evitada!!

A Diabetes Mellitus 2 é a diminuição e dificuldade de entrada de açúcar (glicose) na célula. Com isso, o malvado do açúcar fica zanzando em excesso na nossa corrente sanguínea e fazendo o estrago nos nossos órgãos. Aos poucos, a glicose vai “corroendo” a retina, os nervos periféricos, os rins e sobrecarregando o coração.

Tudo isso porque a glicose deveria estar dentro das células para realizar a formação de energia, mas ela não consegue entrar porque o “ajudante” principal para isso acontecer não consegue fazer seu papel. Esse é a tal da insulina, um hormônio fabricado no pâncreas que sinaliza para a célula abrir sua “portinha” e deixar a glicose entrar.

Essa tal de “resistência à insulina” é um dos grandes benefícios que o exercício traz aos portadores dessa doença. Quando a gente está praticando alguma atividade, nossos músculos precisam de energia para gastar. E, para que isso aconteça, precisam captar o açúcar que está pelo sangue. Existe uma “portinha” que a insulina age nos músculos que se chama Glut4. E, durante a prática de exercícios, essa tal porta aumenta sua sensibilidade, identifica melhor a insulina e, com isso, a glicose consegue adentrar e fazer energia.

Além de tirar esse açúcar do sangue, o exercício ainda gasta calorias, auxilia o praticante a diminuir o peso, cuidar do coração e prevenir as assustadoras doenças coronárias que o Diabetes causa. Sem contar que melhora a circulação, diminui as chances de lesão em órgãos e previne cegueira e neuropatias diabéticas.

Então, se você conhece alguém que tenha Diabetes: dá tempo de dar um conselho que pode lhe salvar a vida (de verdade!). Qualquer exercício, de preferência os aeróbicos, são grandes aliados à perda de peso e aumento do gasto da glicose em excesso pelo sangue. Avise-nos de que o Diabetes é mortal e que debilita a vida de quem ainda não morreu.

Alerte de que ainda há tempo de se cuidar quando se controla a glicose no sangue da seguinte forma: tomando os remédios direitinho, controlando a dieta e ingestão de glicose e praticando exercícios físicos. E para quem, ainda, não tem o tal do Diabetes malvadão: melhor prevenir do que remediar! E adivinha: o exercício é um grande aliado à prevenção.

Aliás.... você sabe como está a quantidade de açúcar em seu sangue? Faça um check-up e evite já este mal! Vá para uma academia, coma menos gorduras e refinados, coma mais frutas e verduras e seja responsável por manter sua saúde em dia.