logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Júlia Helena: Quantas calorias para perder 1kg?

Cada quilo a menos na balança precisa ser comemorado. Cada dia que você faz exercício deve ser ovacionado!

Compartilhar:

Max Wishnofsky, em 1958, mediu a quantidade de energia que um quilo de tecido adiposo representa e descobriu que eram em torno de 7700 kcal. Mas, hoje já se sabe que essa conta é uma matemática muito simplista. Existem muitas outras variantes na perda de peso: idade, peso atual, sexo, hormônios, genética, exercícios, etc...

Essa quantidade de energia aferida pelo pesquisador se refere ao tecido adiposo, apenas! Ou seja: gordura sendo queimada. Porém, sabemos que não é só gordura que a gente perde. Principalmente no início da dieta. Para entendermos a verdadeira conta matemática que precisamos fazer é necessário que você compreenda a definição Balanço Energético Diário.

Basicamente, cada um gasto energético próprio, o chamado Metabolismo Basal. Vamos supor que o seu é de 1500kcal por dia. Se comer mais do que isso, engorda(balanço energético positivo). Se comer menos... emagrece (balanço energético negativo)! O exercício entra como balanço negativo, porque ajuda você a gastar mais calorias, mais energia e colabora para essa perda de peso.

Claro que essa continha não é assim tão simples assim... como citei no inicio do texto, muitas variantes assumem o controle durante o processo de perda de peso. A principal é: o metabolismo basal DIMINUI quanto mais peso você perde. Ó céus, que tristeza saber disso, não é? Então suas 1500kcal vão diminuir para 1400kcal, 1300... e assim vai. Isso faz com que fique cada vez mais difícil perder peso, pois você vai precisar fazer maaaais exercícios e comer menos.

E é por este motivo que, mesmo mantendo a mesma rotina de dieta, a gente não segue perdendo a mesma quantidade de peso. Outra variável que conta muito é a perda de líquidos no início do processo, o que acaba dando a falsa sensação de perda de peso rápida e depois o indivíduo fica frustrado por não manter a mesma velocidade.

Atingir um platô durante o processo de emagrecimento é inevitável. Este momento vai chegar para cada um. Nunca será a mesma velocidade a cada semana, acreditem!

Para sair desse platô o custo energético se torna cada vez mais elevado, ou seja, não adianta esperar perder a mesma quantidade de gordura do início da dieta com o mesmo déficit calórico. Traduzindo: não adianta ficar dependente só da retirada contínua de alimentos da dieta, seu metabolismo vai desacelerar quando perceber que está com menos tecido adiposo, vai tentar segurá-lo.

Você precisa de mais consciência e foco para MANTER o seu peso perdido. Cada quilo a menos na balança precisa ser comemorado. Cada dia que a gente faz exercício deve ser ovacionado!

Porque o pior irá chegar....: o reganho de peso. Apenas, 20% das pessoas manter o peso perdido. Ou seja, a probabilidade de você ganhar peso novamente é 80%!!! Tudo isso porque a gente não quer aprender a se alimentar melhor, não temos paciência para seguir na dieta por muito tempo, não queremos continuar a fazer exercícios depois que perdemos o peso que desejávamos...

Queremos ser simplistas com um problema tão complexo!! Então, a resposta para pergunta: quantas calorias você precisa para perder 1kg deve ser: continuar, independente do seu metabolismo acelerado ou não. Beijos, e PACIÊNCIA!