logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Lista de famílias dependentes de caminhão-pipa para abastecimento aumenta em Içara

Compartilhar:

A chuva de quase 35mm nas últimas 72h ainda está longe de atender a necessidade do campo. Conforme o secretário municipal de Agricultura, Ivan Isopo da Rosa, a recuperação hídrica depende de 120 e 150 milímetros de chuva. Por isso, os pedidos por água potável continuam aumentando. No final de maio a lista de espera pelo abastecimento com caminhão-pipa era de 45 famílias. Agora já são quase 80 propriedades que irão receber até 5 mil litros.

“Seria muito importante que essa chuva venha de forma bem distribuída para garantir um bom volume e que penetre no solo sem causar estragos e enchentes, repondo nosso lençol freático”, enfatiza. Ao todo, R$79,8 mil poderão ser utilizados de imediato para a distribuição de água. “Esperamos que as condições climáticas nos favoreçam e que não haja a necessidade de todo esse investimento”, acrescentou o secretário.

A distribuição tem a colaboração da Casan no fornecimento de água tratada para o transporte de responsabilidade da Secretaria de Agricultura. A distribuição será feita em média com a passagem do caminhão uma vez por semana na propriedade. A solicitação de cadastro pode ser feita pelo telefone (48) 3431-3574. “Estávamos muito preocupados e inclusive nos deslocando para lavar roupas e outros afazeres que necessitam de água”, destaca o agricultor aposentado, Eldori Antônio dos Santos, morador da comunidade de Rio Acima.