logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Livre para Menstruar: confira os supermercados engajados na campanha

Doação direcionada a mulheres carentes poderá ser realizada durante todo o mês de março em supermercados de Içara

Compartilhar:

O Dia Internacional da Mulher em Içara também foi marcado pelo lançamento da campanha Livre para Menstruar, iniciativa das entidades que compõem a Casa Rosa – Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Amigas do Peito de Içara (Ampi) e o Bercinho dos Anjos – e do Projeto Elas. A ação visa arrecadar absorventes femininos que posteriormente serão entregues a mulheres em vulnerabilidade social.

“Levantamos essa bandeira há dois anos porque precisamos garantir que meninas e mulheres tenham condições de lidar com a sua menstruação de forma saudável, pois isso é uma questão de saúde pública e de direitos humanos”, defende a coordenadora do projeto Elas, Sofia da Silva Quarezemin.

“Sem absorventes e produtos de higiene adequados, as mulheres mais desfavorecidas acabam utilizando recursos inadequados e não higienizados, como pedaços de papel, trapos de tecido e, em alguns casos de pobreza mais severa, alimentos como casca de banana e miolo de pão”, acrescenta.

Desde março de 2020, o Projeto Elas arrecada e distribui absorventes femininos a mulheres em vulnerabilidade. Desenvolvido conjuntamente em Içara e Criciúma, surgiu da iniciativa de voluntárias diante da pobreza menstrual, ou seja, a falta de condições adequadas para enfrentar o período da menstruação.

Durante todo o mês, as unidades do Giassi Supermercados, Combo Atacadista, Fort, Abimar, Moniari e Castagneti contarão com caixas de coleta para as doações. “No final de março fechamos a campanha e vamos distribuir. Contamos com a participação da comunidade, para que a gente possa arrecadar o suficiente para cobrir a nossa expectativa de ajudar essas mulheres que passam por dificuldades e por vezes vivem situações constrangedoras no período menstrual”, diz a presidente da Ampi, Edna Benedet da Silva.