logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Lombofaixas em Içara recebem fundo vermelho para chamar atenção de motoristas e pedestres

Lombofaixas recebem fundo vermelho no Centro de Içara para chamar atenção de pedestres e motoristas

Compartilhar:

A pintura vermelha das lombofaixas no Centro de Içara já estão cumprindo com o objetivo, que é chamar atenção aos locais adequados para a passagem de pedestres. O mesmo modelo já foi implantado em Osasco (SP), onde virou tema ação judicial e teve parecer favoravel do TJ-SP, inclusive com desvinculação a cores de partidos. "A sinalização viária do município de Içara segue os padrões estabelecidos pelo CTB e normas pertinentes e em nenhum momento há qualquer modificação que possa gerar prejuízo na identificação e interpretações diversas do que a norma cita", aponta o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Içara, Washington Pereira.

"As lombofaixas foram feitas no município seguindo a Resolução 738/2018 do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas", aponta a autoridade de trânsito de Içara. "Cabe ressaltar que a cor vermelha é utilizada para proporcionar contraste, quando necessário", acrescenta. Na Rua Henrique Lage, a pintura das faixas em branco já iniciou e avança neste fim de semana para a Rua Marcos Rovaris.

"Não bastando essa condição, o próprio CTB em seu artigo 80 cita que sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista neste código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada a utilização de qualquer outra, portanto se a lombofaixa estiver com a pintura adequada para o pedestre da forma vigente e se tiver o contraste em vermelho, não fere os preceitos legais, sendo definidas cores para que isso possa ser feito", avalia.

"Estamos cientes das adequações e alterações que o trânsito em seu dinamismo proporciona, porém o propósito fim de todo esse cuidado é proporcionar segurança viária para todos que participam num trânsito onde a sinalização traz conforto para quem estiver na direção de um veículo o qual vendo o contraste identifica um sinal de alerta e para o pedestre que é o publico alvo para propor segurança num local mais chamativo e dentro das normas", pontua.