logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Mais Médicos: Içara poderá ter nova versão

Compartilhar:

O Ministério da Saúde anunciou uma nova versão do Mais Médicos com a incorporação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) nesta quinta-feira, dia 15. Ao todo, 1.500 municípios poderão reivindicar a inclusão no programa, entre eles, Içara. Serão no mínimo 2.920 vagas em todo o país. As inscrições iniciam nesta sexta-feira inicialmente para 424 cidades que ainda não têm o programa.

“Nós deixamos para a escolha do médico brasileiro fazer a opção, se ele quer o conjunto de regras estabelecidas para o Mais Médicos, ou se ele quer acessar os benefícios do Provab”, explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Na prática, o profissional vai poder escolher se fica três anos no local determinado pelo governo, como acontece no Mais Médicos, ou se fica um ano e ganha 10% de bônus na nota de uma eventual prova de residência.

A prioridade continua sendo os médicos brasileiros. Depois serão chamadas inscrições individuais de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde. A bolsa é a mesma (R$ 10 mil) e ao final dos dois programas os médicos são considerados especialistas em saúde da família. Os selecionados devem começar a trabalhar no dia 3 de março.