logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Materiais são produzidos para ajudar alunos com necessidades especiais

Compartilhar:

A vida escolar é uma época especial para os alunos, motivo de orgulho e alegria para as famílias. Mas é preciso garantir acesso universal. Em Içara, o desenvolvimento dos estudantes com necessidades especiais - intelectual, visual, física ou autismo – conta com o apoio do Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O Núcleo de Produção prepara materiais de acordo com a necessidade de cada aluno.

“No caso dos alunos com baixa visão, os oftalmos geralmente colocam o grau de dificuldades da criança. No entanto, se esta informação não foi apurada ainda, o aluno passa por testes e avaliações realizado pela equipe do Núcleo de Produção”, explica a coordenadora de Educação Especial da Rede Regular de Ensino, Marlene Casagrande.

A produção, centralizada na Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, iniciou em dezembro de 2016. “A necessidade de termos um espaço para produção e ampliação se deu ao percebermos que os livros convencionais não atendiam as necessidades de nossos alunos”, informa a responsável pelo núcleo, a pedagoga Maria Izabel Luiz. Os materiais atualmente vão além do uso nas salas de aula.

“Há muitos jogos e livros de literatura que são disponibilizados no núcleo para serem levados para casa. Um capítulo de livro de dez páginas vira uma grande apostila com letras e figuras ampliadas, por exemplo. Tudo pensando no bem estar dos alunos”, explica a professora participante, Marmis Custódio Roussenq. Além de quase 70 estudantes da rede municipal, o conteúdo auxilia uma estudante do ensino médio.

“Cada letra e número é um conjunto de códigos. Os desenhos também são ampliados antes de receberem o braile. É um trabalho complexo e que exige tempo, com todo o cuidado pra não perder a formatação”, explica a tradutora em braile Bruna Luiz Rabello. “É um trabalho intenso e de muita dedicação. A equipe começa o trabalho nas férias para que, no início do ano letivo, a criança já receba todos os materiais sem atraso”, coloca a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni.