logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Material escolar gratuito em Içara proporciona economia familiar

Pais relatam alívio financeiro com kits recebidos por estudantes da rede municipal de ensino

Compartilhar:

Shirley Viviana Silveira tem quatro filhos na rede municipal de educação de Içara. Neste início de ano, teria que gastar mais de R$ 1 mil com material escolar para garantir a preparação das crianças ao ano letivo. O alívio financeiro no orçamento doméstico ocorreu com o recebimento de kits pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. “Essa iniciativa traz um alívio financeiro para as famílias, em especial as que têm mais de um filho. Fica muito pesado. E, também, pela questão da igualdade nas escolas”, acrescenta a moradora do bairro Barracão, Regiane Machado Réus, mãe de duas crianças na rede municipal.

“Com o material igual, eles não precisam passar pelo constrangimento de pedir algo emprestado ao coleguinha e podem desenvolver as mesmas atividades de maneira igual”, comenta Ricardo Castro de Aguiar, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima e pai de quatro filhos. “Já no carro eles estavam muito felizes quando ganharam o material, comentando com o sorriso no rosto e os olhos brilhando. É muito grande a alegria deles quando recebem o material”, indica Kelli da Silva Vieira, mãe de três filhos na rede municipal e moradora do bairro Barracão.

Pelo segundo ano consecutivo, Içara distribuiu gratuitamente material escolar para todos os alunos da rede municipal. Os kits têm entre 11 e 21 itens, conforme o nível escolar do estudante, e atendem desde creches até estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejai). O investimento de R$ 2.496.952,00 atende quase 7 mil alunos e professores da rede municipal. “Agora, todos os alunos têm material de qualidade e igual, ou seja, contribuímos com o orçamento familiar e estabelecemos igualdade nas escolas”, destaca a prefeita, Dalvania Cardoso (PP).

“Esta é uma das ações dentro de um dos quatro principais objetivos prioritários trabalhados na proposta de educação deste governo, ou seja, a redução das desigualdades”, pontua a secretária de educação Rose Reynaud. Além da qualidade do material, um kit complementar com adaptador para lápis grosso e fino, tesoura escolar para canhotos, pauta e caderno brochura com linhas ampliadas para aqueles que têm baixa visão, também foi distribuído, garantindo acessibilidade.