logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Metade dos diabéticos desconhecem doença

Compartilhar:

A maioria dos internautas do Canal Içara está consciente da necessidade de avaliação do diabetes. O teste já foi realizado por 54% dos leitores. Todavia, outros 46% nunca realizaram o exame, portanto, podem ter a doença e nem mesmo saber. Os números são bem próximos das estatísticas nacionais. Ao todo, 28 leitores participaram espontaneamente da enquete inserida na capa do portal entre os dias 16 e 21 de novembro.

A estimativa é que o Brasil tenha 14 milhões de diabéticos, mas a metade não ainda tem conhecimento. A cada seis segundos uma pessoa morre no mundo por causa da doença. E a cada 20 segundos, uma pessoa tem uma amputação de membros em consequência do diabetes. A doença é também a maior causa de cegueira, principalmente, por causa da baixa adesão ao tratamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença resulta na falta de produção de insulina que controla a glicose no sangue ou não consegue empregar adequadamente o hormônio. A diabetes do tipo 1 é autoimune, não tem ligação genética forte, tem início abrupto e geralmente se manifesta na juventude. Já a do tipo 2 acomete cerca de 90% das pessoas que tem diabetes e tem fatores genéticos, está ligada a obesidade e tem início sem sintomas.