Canal Içara

Canal Içara

07 de julho de 2020 - 02:23
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Ministério da Saúde decreta transmissão comunitária do coronavírus e orienta isolamento
20/03/2020 às 22:59 | Especial de Jonas Valente, da Agência Brasil
O Ministério da Saúde decretou o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil nesta sexta-feira, dia 20. Este tipo de contágio caracteriza que não é mais possível rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção ou que envolve mais de cinco gerações de pessoas.

A orientação é de isolamento por duas semanas de pessoas com sintomas e das que moram no mesmo espaço de quem apresentou sinais da infecção. Isso implica ficar definitivamente em casa e evitar a todo custo a circulação fora do domicílio. Para isso, o atestado ofertado pelo médico para a pessoa que apresentar sintomas será estendido também aos familiares ou outros que residem com ela. Os nomes serão registrados e não será possível solicitar um novo atestado médico dentro do prazo previsto de 14 dias.

De acordo com a portaria, são considerados sintomas do novo coronavírus “tosse seca, dor de garanta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre, desde que seja confirmado por atestado médico”. Além dos sintomas, o isolamento também depende de prescrição médica, razão pela qual pessoas com sintomas devem procurar um médico para verificar o estado de saúde e confirmar a orientação.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias