logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Mobilização vai para as ruas na sexta-feira

Compartilhar:

Içara vai para a rua a partir das 18 horas desta sexta-feira, dia 21. O protesto partirá da Praça da Juventude Fernando Pacheco, onde também será encerrado. A intenção é cobrar principalmente por um transporte coletivo de qualidade, a preservação da água e a criação de um projeto de iniciativa popular para royalties sobre o lixo depositado na cidade. Com abrangência nacional, vai tratar ainda da PEC37, redução da carga tributária, reforma política e o combate à corrupção.

“O Brasil está em um período ímpar. O povo está nas ruas para lutar por tudo aquilo que estava engasgado há muito tempo. Não sabemos quanto tempo essas manifestações durarão, então não podemos perder a chance de levantar as questões importantes para nossa cidade. Içara vive um momento de ebulição social. Há muitos motivos para protestarmos. O movimento é político, sim, como toda movimentação social. Mas é apartidário. O partidarismo e o apadrinhamento político inclusive estão na raiz de muitos desses problemas que justamente estamos tentando limpar da sociedade”, comenta o porta-voz do movimento, João Paulo de Luca Júnior.

Segundo ele, o movimento #VemPraRuaIçara começou com a mobilização de uma reunião através do Facebook. A partir da rede social, foram criadas então as diretrizes e a pauta de reivindicações que será apresentada em cartazes, faixas e pode ser acompanha na página www.facebook.com/VemPraRuaIcara. O ato público será apartidário, pacífico e os componentes deverão utilizar roupas brancas em sinal de paz. O uso da bandeira do Brasil também será incentivado em sinal de patriotismo.


Pauta #VemPraRuaIçara

  • Transporte coletivo de qualidade: quebra do monopólio, ampliação das linhas, manutenção dos pontos de ônibus, melhoria nos abrigos de passageiros, redução das tarifas.
  • Preservação da água: implantação de um medidor da retirada de água na Mina 101, criação de estudos mais aprofundados sobre o impacto na captação da água na atividade carbonífera, luta pela reutilização da água captada do subsolo, uso consciente dos recursos hídricos
  • Royalties do lixo: apresentação do projeto de iniciativa popular para a cobrança sobre o lixo depositado em Içara como forma de compensar o passivo ambiental; Utilização de 20% dos recursos dos royalties para programas ambientais; uso de 80% para manutenção do Hospital São Donato
  • PEC 37: manter o poder de investigação do Ministério Público em combate a corrupção e outros crimes
  • Contra a Corrupção: despertar na comunidade o combate efetivo da corrupção, incluindo, no próprio eleitor
  • Brasil Eficiente: apoio ao movimento que luta pela redução da carga tributária sobre empresas e produtos
  • Reforma política: defesa de mudanças efetivas no modelo político-partidário brasileiro