logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

No turismo, Içara terá foco em atrativos rurais e religiosos

Além do santuário, agricultura familiar apresenta potencialidade para o turismo rural

Compartilhar:

Içara ainda não tem roteiros e rotas turísticas definidas, mas apresenta potencial com o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, além de igrejas históricas e também variedade da agricultura familiar. São atrativos que precisarão de integração para a atração de visitantes a cidade. “Acredito no turismo regional e Içara vocacionada ao turismo religioso e rural. Estamos traçando as potencialidades para uma rota de turismo rural. Para isso, além da preparação do produtor para em empreender, é necessário fazer chegar a pavimentação no interior da cidade”, projeta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PP).

Entre o litoral e a serra, a Região Carbonífera tem atrações para o ano inteiro. No colegiado de Turismo da Amrec, o desafio também é integrar as cidades para formar roteiros e atrair cada vez mais os turistas. “Há muito para fazermos e queremos que seja de forma regionalizada para que todos os municípios participem e sejam beneficiados”, enaltece o presidente, também diretor de turismo da Fundação Cultura de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail.

Integração Regional

“Cada município tem seu atrativo, como a Mina de Visitação e parques de Criciúma, a gôndola e o Carnavale em Nova Veneza, a Reserva do Aguaí em Siderópolis, as cachoeiras de Treviso, o Santuário em Içara, as praias e lagoas de Balneário Rincão... Temos um potencial muito grande na região”, enaltece Ismail. Segundo ele, além de um roteiro, a meta do colegiado para este ano é iniciar um plano de desenvolvimento regional do turismo.

“Estamos dando os primeiros passos. Agora as pessoas estão entendendo a importância do turismo, com a inserção das comunidades no processo de consolidação dessa indústria limpa. O que é feito para o turismo não beneficia só o visitante, mas toda a comunidade. São barreiras que estão sendo superadas com uma nova visão para o setor”, acrescenta. Composto por 12 cidades da Amrec, além do turismo, o mesmo colegiado é atualmente responsável por fomentar a cultura regional.