logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Nova praga atinge pastagens de SC

Compartilhar:

A mosca-da-grama-da-bermuda está presente em diferentes países do hemisfério Oriental e na região da Austrália. Em 2010, foi detectado nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Sul do México. Em Santa Catarina, a praga foi encontrada em abril de 2015 em Abelardo Luz, Chapecó, Palmitos e Videira. Mas já se espalhou pelo restante do estado, possivelmente, com a importação de mudas de pastagens.

“É cedo para dizer quais serão os efeitos dessa praga no Estado. Ela pode se alastrar e causar prejuízos ou ter inimigos naturais”, explica o entomologista da Epagri, Leandro do Prado Ribeiro. Estima-se que cultivares de grama-bermuda sejam utilizados em pelo menos 70% das propriedades produtoras de leite do estado. A mosca-da-grama-da-bermuda coloca os ovos nas plantas e, quando eles eclodem, as larvas se alimentam das brotações da pastagem.

A próxima etapa, que envolve a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é monitorar a praga para avaliar a dispersão e seu estabelecimento em Santa Catarina e, então, estudar a necessidade de adotar de estratégias de contenção e controle. A Epagri está envolvida no treinamento de técnicos desses dois órgãos.