logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

O Gosto da Guerra, a história comovente do jornalista brasileiro que cobriu a Guerra do Vietnã

Compartilhar:

Com gosto estranho na boca meu corpo voava e eu imaginava se isso seria a guerra. Procurei meu corpo e minhas mãos encontraram sangue. Em choque, neste instante eu senti o gosto da guerra. No diário de bordo sobre a guerra do Vietnã, O Gosto da Guerra, o jornalista José Hamilton Ribeiro, sem prever, se tornaria o principal personagem da sua reportagem.

No front de batalha, como correspondente para a Revista Realidade de São Paulo, o repórter vencedor de sete prêmios internacionais, estava ao lado dos soldados vietnamitas entre os meses de fevereiro e março de 1969. Sua apuração dos fatos foi interrompida no dia 20 de março. Em um local de extremo risco, ele foi ferido ao pisar em uma mina terrestre perdendo parte da sua perna esquerda.

O acidente e a proximidade da morte se destacariam na capa da revista pelas lentes do fotógrafo Shimamoto. Zé Hamilton contou a história da guerra, ou sua história, nos mais de três meses de tratamento nos hospitais do Vietnã e Japão. Suas memórias registraram o depoimento das vítimas internadas e, as imagens fortes e dramáticas das atrocidades e destruição de milhões de vidas provocadas por uma guerra.

Aos 85 anos, com passagens pelos principais jornais do país como Folha de São Paulo e a extinta Quadro Rodas e vários programas na Rede Globo, José Hamilton Ribeiro continua na ativa como repórter do programa Globo Rural.