logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Observatório Social amplia atuação com Câmara da Saúde

Ciclo compreende de setembro de 2020 a agosto de 2021

Compartilhar:

O Observatório Social do Brasil – Içara apresentou o resultado de seu quarto ciclo de atividades nesta terça-feira, dia 21. De setembro de 2020 a agosto de 2021 foram realizadas ações de acompanhamento ao Poder Executivo e Poder Legislativo, inclusive no último pleito, com a proposição de um termo de comprometimento dos candidatos. Além da Câmara de Infraestrutura, a entidade criou ainda uma Câmara da Saúde e, com esta ênfase, alcançou os maiores avanços apontados no período. O reconhecimento do trabalho ao longo deste último ano foi materializado com o certificado da 3º edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, na modalidade gestão de obras e serviços urbanos, da Udesc.

“Existe uma expectativa positiva por conta da receptividade e formato do trabalho realizado. Essa aproximação do cidadão com o que é público só vem a somar. Não basta criticar. É preciso ter conhecimento de fato como funciona e, assim, poder contribuir de forma positiva. Esse é um trabalho feito por pessoas que se dedicam para que o dinheiro retorne com bons serviços”, indica o presidente do OSBI, Cleber Marques.

Entre as obras que constam no relatório está a ampliação da Escola São Rafael, CEI Pequeno Mundo, Centro de Atenção à Saúde da Mulher Içarense, além da Unidade de Saúde do bairro Raichaski. Já a Câmara da Saúde esteve, até o momento, nas unidades do Raichaski, Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima e Demboski. Nestes locais, foi observada a organização e o atendimento positivo, mas também a falta de computadores, climatizadores em farmácias, infiltrações em alguns dos prédios e ausência de lavatórios adequados. “Tivemos uma boa receptividade da Secretaria de Saúde, ao ponto de já termos encaminhamento em cada ponto do que foi levantado”, acrescenta Cleber.

Participação de empresas de Içara cresce

Ao todo, 193 licitações foram acompanhadas no quarto ciclo do OSBI. E neste aspecto, o levantamento do Observatório apresenta um dado positivo. Do total de empresas concorrentes, 27,40% são neste ano de Içara. É o maior número desde o início deste acompanhamento, seguindo uma tendência de aumento de 20,70% em 2019 e 23,78% em 2020. “Ainda é um número baixo, mas que demonstra crescimento. Quanto mais empresas de Içara participarem, mais chances de poderem fornecer ao Município e maior será o impacto dos recursos públicos na cidade”, completa.

Novos indicadores serão acompanhados

A partir do quarto relatório, o número de servidores comissionados passa a fazer parte do acompanhamento realizado pelo Observatório Social. Os dados levantados pela entidade apontam, atualmente, que a Prefeitura de Içara está com o menor índice de contratações dos últimos quatro anos. Em agosto deste ano, último mês de referência, eram 115 servidores comissionados. Em 2019, no mesmo mês, o Município havia alcançado 153.

A partir deste ano também passa ao radar do OSBI a frota municipal. O cadastramento dos veículos e a condições foi iniciado no dia 1 de agosto de 2021. Ao todo, 42 carros, quatro motos, sete caminhões, três ônibus e oito máquinas foram catalogados pelos voluntários. “Esse levantamento vai nos permitir, posteriormente, avaliar como está a manutenção e preservação destes equipamentos”, indica o presidente, Cleber Marques.

Proposições ao Legislativo

A Câmara Municipal, por vez, permanece sob acompanhamento dos observadores içarenses. Além da participação nas sessões legislativas e do monitoramento do orçamento legislativo, a entidade apresentou o encaminhamento de alguns ofícios, entre eles, para a revisão da aprovação do aumento no auxílio-alimentação aos servidores efetivos e comissionados, posteriormente, revogada. Também indicou que seja evidenciada a matéria em discussão nas sessões e solicitou cautela sobre as sessões extraordinárias para as duas votações de projetos no mesmo dia.