logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Observatório Social conclui primeiro ciclo de vistorias nas unidades de saúde de Içara

Ao todo, 19 unidades de saúde foram visitadas pela Câmara da Saúde do OSBI

Compartilhar:

O Observatório Social do Brasil – Içara conclui neste mês os últimos relatórios sobre a infraestrutura predial das unidades de saúde da cidade. Ao todo, 19 postos foram visitados entre maio e dezembro de 2021 pela Câmara da Saúde do OSBI. E, para cada prédio foi criado um documento que, além de indicar pontos positivos e também melhorias a serem realizadas à Secretaria Municipal de Saúde, servirá de ferramenta para acompanhamento.

“O projeto foi muito bem aceito pela Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho positivo, que nessa primeira etapa focamos na estrutura. Acreditamos muito na participação do cidadão com o intuito de manter o nível e melhorar para a excelência dos atendimentos. É um serviço que precisa do olhar do cidadão. Agora vamos partir para a segunda etapa, que será a revisão das demandas repassadas e trabalharemos para aprofundar o trabalho no atendimento”, relata o presidente do OSBI, Cleber Manoel da Silva Marques.

Das 19 unidades de saúde visitadas, três passaram por reforma recente, como em Esplanada, Presidente Vargas e Raichaski, neste último caso, com o acompanhamento também do OSBI na execução dos trabalhos. Na maioria dos locais os observadores apontaram a organização, limpeza, empenho das equipes, agilidade nos atendimentos e a informatização de processos como pontos positivos.

Entretanto, também foram encontradas necessidades, como manutenção preventiva e corretiva dos prédios, inclusive de edificações recém-reinauguradas; a climatização das farmácias que ainda não possuem e outras melhorias, por exemplo, a implantação de lavatórios que dispensam o contato com a mão e películas em janelas de espaços de atendimento e de armazenamento de medicamentos.

Até o momento, duas reuniões foram realizadas com a Secretaria Municipal de Saúde e nove relatórios entregues. Os demais serão protocolados ainda este mês para avaliação e também resposta do Município. A apresentação detalhada da análise de cada estrutura e ainda dos encaminhamentos realizados neste primeiro ciclo acontecerá junto com a prestação anual do Observatório Social – Içara no segundo semestre de 2022.