Canal Içara

 
20 de maio de 2022 - 13:34
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Cotidiano »
Observatório Social conclui primeiro ciclo de vistorias nas unidades de saúde de Içara
Ao todo, 19 unidades de saúde foram visitadas pela Câmara da Saúde do OSBI
19/01/2022 às 09:00 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
O Observatório Social do Brasil – Içara conclui neste mês os últimos relatórios sobre a infraestrutura predial das unidades de saúde da cidade. Ao todo, 19 postos foram visitados entre maio e dezembro de 2021 pela Câmara da Saúde do OSBI. E, para cada prédio foi criado um documento que, além de indicar pontos positivos e também melhorias a serem realizadas à Secretaria Municipal de Saúde, servirá de ferramenta para acompanhamento.

“O projeto foi muito bem aceito pela Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho positivo, que nessa primeira etapa focamos na estrutura. Acreditamos muito na participação do cidadão com o intuito de manter o nível e melhorar para a excelência dos atendimentos. É um serviço que precisa do olhar do cidadão. Agora vamos partir para a segunda etapa, que será a revisão das demandas repassadas e trabalharemos para aprofundar o trabalho no atendimento”, relata o presidente do OSBI, Cleber Manoel da Silva Marques.

Das 19 unidades de saúde visitadas, três passaram por reforma recente, como em Esplanada, Presidente Vargas e Raichaski, neste último caso, com o acompanhamento também do OSBI na execução dos trabalhos. Na maioria dos locais os observadores apontaram a organização, limpeza, empenho das equipes, agilidade nos atendimentos e a informatização de processos como pontos positivos.

Entretanto, também foram encontradas necessidades, como manutenção preventiva e corretiva dos prédios, inclusive de edificações recém-reinauguradas; a climatização das farmácias que ainda não possuem e outras melhorias, por exemplo, a implantação de lavatórios que dispensam o contato com a mão e películas em janelas de espaços de atendimento e de armazenamento de medicamentos.

Até o momento, duas reuniões foram realizadas com a Secretaria Municipal de Saúde e nove relatórios entregues. Os demais serão protocolados ainda este mês para avaliação e também resposta do Município. A apresentação detalhada da análise de cada estrutura e ainda dos encaminhamentos realizados neste primeiro ciclo acontecerá junto com a prestação anual do Observatório Social – Içara no segundo semestre de 2022.


+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade