logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 18/08/2025 | 17:52

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética abre inscrições

Competição é voltada para alunos do 8º e 9º ano

Redação | com informações de Talita Lima, da Cooperaliança

Compartilhar:

As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2025) estão oficialmente abertas. Voltada para alunos do 8º e 9º ano, a competição tem como objetivo estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao consumo de recursos naturais. Neste ano, a meta é alcançar 500 mil estudantes com a participação de 48 distribuidoras de energia de todas as regiões do país.

Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, a ONEE é coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). “Participar da ONEE é uma oportunidade incrível para que nossos estudantes aprendam sobre eficiência energética de forma prática e divertida”, ressalta a coordenadora de projetos da Cooperaliança, uma das entidades aderentes, Sany Mazzuchetti.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores até o dia 30 de setembro no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br. Em Içara, já confirmaram a participação as escolas Alaíde Tabalipa, Gervásio Teixeira Fernandes, Quintino Rizzieri, Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Colégio Cristo Rei, Antônio Colonetti, Lúcia De Lucca, Ângelo Zanelatto, Dimer Pizzetti, Tranquilo Pizzetti e Augusta Scotti Bacis.

Na primeira fase, os alunos participarão de desafios gamificados sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, realizarão uma prova objetiva. A olimpíada distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado. Os medalhistas da edição 2025 também conquistarão, automaticamente, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.