logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Outono: estação de variação mais ampla

Compartilhar:

O verão chega ao fim às 7h28. Isto significa que, à medida do avanço do outono, os dias ficarão menores e as noites maiores até o início do inverno, em 21 de junho. No caso do Sul do país, a estação representa também dias com temperaturas mais amenas. Mas o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos prevê uma oscilação acima da média histórica na região. Em Içara, o primeiro dia da nova estação terá temperatura entre 16ºC e 26ºC.

Histórico: A média climática de precipitação em março varia entre 120 mm e 140 mm no Meio Oeste e Planalto, além de 160 a 200 mm nas outras regiões. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100 mm a 170 mm no Estado.
Em março e abril chegam às primeiras massas de ar frio com formação de geada e nevoeiros, sobretudo no Planalto Sul. Em maio, as massas de ar frio intensas provocam geadas mais amplas em Santa Catarina. Mesmo assim, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina aponta que eventos prolongados de temperatura elevada (acima de 30°C) também podem ocorrer.