logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Para sempre Alice, de Lisa Genova

Compartilhar:

Próxima de completar 50 anos, a professora e pesquisadora renomada em psicologia da universidade de Harvard, Alice Howland, descobre a instalação precoce da doença de Alzheimer. Este é o tema de Para sempre Alice. Trata-se do primeiro romance da doutora em neurociência, Lisa Genova.

Casada com o cientista John e mãe de três filhos - Lydia, Anne e Tom - em um dia comum Alice começa a ter fragmentos de memória. São coisas simples como esquecer o celular e não se lembrar de trechos do conteúdo didático repassado há mais de 30 anos em sala de aula. Ela atribui os esquecimentos ao estresse ou a chegada da pré-menopausa.

Em pouco tempo, os sintomas da doença sem cura vão se agravando, dominando suas lembranças e, sem piedade apagando sua memória. A professora percebe estar com um problema grave quando esquece o endereço de sua casa em uma suas corridas rotineiras. Ao receber o dolorido diagnóstico sente a necessidade de se reinventar para enfrentar as mudanças que sua vida irá sofrer.

Com a sensibilidade de uma profissional experiente no assunto, a autora mostra os desafios para conviver com o Alzheimer. Destaca a importância fundamental da força do amor da família neste processo para Alice novamente escrever sua história, agora nas páginas de um livro em branco.